
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, reforçou durante a entrevista coletiva nesta quarta-feira (10) que é importante manter o isolamento social durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (11).
“Vamos tentar manter o máximo de isolamento. O momento ainda é momento que é possível ter o pico. E este isolamento é muito importante”, disse.
A previsão de pico de contágio da doença dada pela Secretaria de Estado de Saúde é em 19 de julho. Nesta quarta, segundo o boletim epidemiológico, Minas tem 17.501 casos confirmados de Covid-19 e 409 mortes pela doença.
Mais cedo, o governador Romeu Zema (Novo) fez um post nas ruas redes sociais para lembrar da importância da medida para se evitar contágio pelo novo coronavírus.
“Ainda não vencemos a batalha contra o coronavírus. Se puder, fique em casa. Quem não pode fazer isolamento e precisa sair, peço que não se esqueça de manter as regras de distanciamento social e tome todos os cuidados necessários. Cuide de você e de quem você ama!”
Testes em indígenas
Carlos Eduardo Amaral comentou também sobre a testagem de indígenas, último grupo a entrar no protocolo de testagem da Secretaria de Estado de Saúde. Segundo o secretário, havia 32 casos suspeitos em aldeias indígenas no estado. Mas apenas onze foram testados, todos deram negativo.
Além de índios, a Secretaria de Estado de Saúde testa pessoas que estão hospitalizadas ou que tenham morrido com sintomas de Covid-19. Além disso, também são testados profissionais de saúde e segurança pública sintomáticos e presos e adolescentes em medidas sócio-educativas, todos sintomáticos. Para estes grupos, devem ser priorizados testes rápidos.
Além disso, são testadas amostras aleatórias, provenientes de unidades de sentinela, para verificação da situação epidemiológica de um determinado local.
Faça um comentário