Bares, restaurantes, shoppings e academias voltarão a funcionar nesta quinta-feira (

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), confirmou que o município vai avançar para a 4ª etapa no plano de flexibilização de atividades nesta quinta-feira (18). As restrições de circulação de pessoas e de funcionamento dos comércios foram impostas devido à pandemia do coronavírus.

Ficam autorizados a funcionar: Academias de práticas esportivas e atividades físicas e centros de prática esportiva; shopping center, centros comerciais e galeria de lojas; bares e restaurantes; parques públicos, com controle de entrada; comemorações particulares com até 25 pessoas; utilização das áreas de lazer e convivência dos condomínios de edifícios e condomínios de casas; hotéis e similares; salões de beleza, cabeleireiro e barbearia.

A retomada está condicionada ao respeito às medidas de prevenção ao coronavírus. Quem desrespeitar as regras está sujeito ao pagamento de multa e até cassação do alvará de funcionamento.

O plano “Avança Moc, com Responsabilidade” foi anunciado em 20 de maio e prevê que a flexibilização seja feita em cinco etapas. Segundo a prefeitura, vários aspectos foram levados em consideração, entre eles a taxa de ocupação de leitos de UTI e a quantidade de casos da Covid-19.

“Sabemos que o país não pode ficar fechado eternamente e sabemos da importância da preservação da saúde. A abertura é momento de esperança para o desenvolvimento de Montes Claros, mas sabemos que o mais importante é a vida e que nós temos que preservar a vida”, afirmou o prefeito em entrevista ao MG Inter TV 1ª edição desta quarta-feira (17).

Souto classificou a 4ª etapa como “mais vigorosa”, tendo em vista a abertura de mais estabelecimentos, que tendem a gerar maior aglomeração de pessoas.

“Precisamos conscientizar a todos da responsabilidade que estamos assumindo com essa abertura que estamos fazendo. A população tem que ter compreensão e participação nesse processo, a sociedade precisa ajudar”, disse.

Humberto Souto anunciou ainda que Montes Claros terá mais de mil fiscais nas ruas. “Se não respeitarem o decreto, não se iludam, porque o prefeito vai mandar fechar e impor multas pesadas.”

Para funcionar

Para a retomada das atividades, o decreto reforça o uso obrigatório de máscaras e destaca que quem realizá-las será responsável pelas demais pessoas que participarem. Será preciso ainda estabelecer horários e setores exclusivos para atender o público considerado de risco para a doença, segundo as autoridades de saúde. Veja outras determinações:

O atendimento ao público deve ser ser feito preferencialmente nas duas primeiras horas de funcionamento;

Empregados que apresentarem qualquer sintoma gripal devem ser afastados por sete dias. As autoridades de saúde precisam ser informadas sobre os casos pelo e-mail covidmoc@gmail.com e as notificações devem ficar arquivadas no estabelecimento. Os registros devem conter nome, endereço, telefone e CPF do caso suspeito;

Todos as atividades devem seguir ainda outras medidas de prevenção ao coronavírus, como distanciamento, disponibilização de álcool em gel, higienização de ambientes e afastamento (trabalho remoto ou férias) de funcionários do grupo de risco.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*