Atletas norte-mineiros sobem ao pódio do Campeonato Mineiro de Fisiculturismo

Dois atletas norte-mineiros subiram ao pódio do Campeonato Mineiro de Fisiculturismo – IFBB-MG.

A disputa aconteceu em Belo Horizonte, no final de junho. Sávio Castro competiu na categoria Mens Physique até 1,82m e Maikon Kennedy na categoria Mens Physique até 1,70m.

Sávio conta que o fisiculturismo surgiu em sua vida quando foi assistir o primeiro campeonato de um amigo, em 2018. A partir daí, se preparou e fez sua estreia no ano seguinte. Desde então disputou a Copa Passos, em 2019, conquistando o Top 3 na estreia.

Em 2020 foi Top3 Jr. na Copa Body Classic – Aberto Nacional – e Top4 Jr. na Copa Capixaba – Aberto Nacional. Em 2021 foi Top4 Body Classic Sênior e Top3 Sênior Mr. Minas – Aberto Nacional.

Maikon Kennedy também tem uma trajetória de vitórias: foi campeão logo na estreia, também em 2019, no campeonato Estreantes e também campeão do Mr. Minas em 2021.

DESAFIOS
Conquistar a vitória, segundo Sávio Castro, não foi uma tarefa fácil. “Durante as últimas semanas antes do campeonato passei por muitos problemas pessoais. Tive que manter o foco, blindar a mente e não desistir. Para mim, cada competição é uma vitória, porque temos que abdicar de muitos prazeres da vida para chegar ao extremo da competição. É preciso muita luta e disciplina”, afirma o campeão.

Sávio diz que cada campeonato disputado serve de aprendizado para conseguir melhorar o físico e estar encaixado com a categoria que disputa. “Meu maior adversário sou eu mesmo, e cada campeonato eu vejo o que preciso melhorar e vou em busca disso”, explica.

A expectativa agora para participar do campeonato nacional é grande. “Após ser campeão de Minas na minha categoria, a expectativa para o Brasileiro só aumentou. Representar meu Estado é muito gratificante e a meta é novamente voltar com mais um troféu para casa”, diz o atleta.

CARREIRA
Para Maikon, cada campeonato é considerado com muito carinho. “Cada um tem uma história de superação e resiliência. Meu maior sonho hoje, neste esporte, é conquistar o Pro Card. Para isso, preciso ganhar o Overall, onde disputo com os campeões de cada categoria em sua respectiva altura. Resumindo, o campeão entre os campeões”, planeja.

Antes disso, no entanto, Maikon quer construir e consolidar a carreira neste esporte ganhando o título brasileiro, sul-americano e Mr. Universo.

“Esse esporte não é uma corrida de 100 metros, e sim, uma maratona. Demanda tempo para você evoluir tanto fisicamente quanto mentalmente, e estar preparado para conquistar títulos de expressão”.

Mas, antes mesmo de se tornar campeão, o atleta diz que é preciso ter a mente de um campeão. “Só assim, quando chegar seu momento, você estará realmente preparado para receber essa dádiva”, conta.

FALTA DE APOIO 
Esse é um problema também para essa modalidade do esporte em Montes Claros. Maikon Kennedy conta que não há nenhum patrocinador e toda despesa – desde suplementação, alimentação, até viagem, hospedagem, inscrição – é por sua conta. Em contrapartida, Sávio Castro tem o apoio da Inove Suplementos que, de acordo com ele, é a única empresa que apoia atletas da região.

O Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo acontecerá entre os dias 28 e 31 de julho em Vitória (ES). Ambos os atletas já estão se preparando para o campeonato.

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*