TSE manda Youtube retirar do ar vídeos em que Lula chama Bolsonaro de ‘genocida’

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta quarta-feira (10) que o Youtube remova de sua plataforma vídeos em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chama o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “genocida”.

A decisão atende a um pedido do Partido Liberal, de Bolsonaro, que listou sete vídeos, entre transmissões e retransmissões, publicados pelo perfil oficial do PT no Youtube e canais de veículos de imprensa. O ministro do TSE deu prazo de 24 horas para que os vídeos sejam removidos, após notificação da decisão, e autoriza que os vídeos sejam republicados, desde que os trechos elencados pelo PL na ação sejam removidos.

No trecho dos vídeos listados pelo partido de Bolsonaro, Lula fala, sem citar diretamente o nome de Bolsonaro, que ““o genocida acabou com o Minha Casa Minha Vida e prometeu Casa Verde e Amarela. Eu quero dizer para ele que vocês vão ganhar essas eleições para mim, e que nós vamos voltar”.

De acordo com Araújo, as declarações de Lula podem ser enquadradas como “propaganda eleitoral extemporânea negativa”, que ofende a honra e a imagem de outro candidato à Presidência da República.

O ministro afirma, ainda, que os participantes do processo eleitoral devem evitar discursos de ódio e discriminatório, “bem como a propagação de mensagens falsas ou que possam caracterizar calúnia, injúria ou difamação”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*