Lula adia viagem à China para domingo e cancela agendas desta 6ª-feira por pneumonia leve

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou o embarque para a China para o domingo depois de ter sido diagnosticado na noite de quinta-feira com pneumonia leve, informou o Palácio do Planalto.

Lula está no Palácio da Alvorada e cancelou as agendas desta sexta-feira pela manhã. De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, a reunião de coordenação, marcada para essa manhã, foi transferida para a tarde. O presidente deve participar por vídeo, do Alvorada.

O presidente fez exames no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite de quinta-feira, depois de chegar de dois dias de viagem ao Nordeste e ao Rio de Janeiro. De acordo com uma fonte, Lula chegou cansado e muito rouco da viagem, e procurou o hospital.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, disse que Lula “está bem”. Segundo Macêdo, que falou em cerimônia de assinatura de acordo do governo com servidores federais, Lula “exagera” ao seguir uma agenda muito corrida, mas o ministro reforçou que está “tudo joia” com o presidente.

Lula embarcaria para a China, em uma viagem de cinco dias, na manhã de sábado. Em princípio, a viagem está remarcada para domingo.

Na segunda-feira, Lula tem na agenda uma fala como convidado especial na conferência de empresários, em Pequim, o que pode ter o horário alterado. O encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, ponto alto da viagem, está marcada para terça-feira.

A previsão é de que o presidente fique na China até o dia 30, quando visita o Banco dos BRICS acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff, que assumirá a presidência da Instituição.

Na volta da China, no dia 31, está prevista uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, com a chegada de volta ao Brasil no dia 31.

(Reportagem adicional de Luana Maria Benedito, em São PauloEdição de Flávia Marreiro)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*