Centros especializados em Covid-19 atenderam 12 mil pessoas com sintomas respiratórios, em BH

Quase 12 mil pessoas com sintomas respiratórios como febre, tosse e dificuldade para respirar já foram atendidas nos três Centros Especializados em Covid-19, Cecovid, em Belo Horizonte. Instalados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) mais movimentadas, estes centros permitem que o atendimento a pacientes com suspeita da doença seja feito em ambiente separado de outros pacientes e de forma mais ágil, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Belo Horizonte tinha, até esta terça-feira (21), 14.089 casos confirmados de Covid-19 e 378 mortes provocadas pela doença.

O primeiro Cecovid foi instalado na UPA Centro-Sul, ainda no início de março. A proposta inicial era monitorar e acompanhar pessoas que chegavam de fora do país com sintomas respiratórios. Os contatos destas pessoas também eram acompanhados.

“Foi um momento importante porque o município conseguiu estabelecer fluxo de vigilância epidemiológica para estes casos”, afirmou a subsecretária de Atenção à Saúde Taciana Malheiros.

Até agora, a Cecovid Centro-Sul atendeu cerca de 8 mil pessoas com sintomas de Covid-19. Em julho, a unidade recebeu 12 leitos semi-intensivos, onde pacientes em estado mais grave são acompanhados por equipe especializada até a transferência para um leito de UTI em um hospital.

Com avanço da doença pela capital mineira, foi preciso ainda abrir outras unidades, ambas em regiões mais distantes do centro, para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde especializados. Ainda em março, a UPA Venda Nova também ganhou um Cecovid, que já fez 3.500 atendimentos. Na semana passada, a unidade do Barreiro foi inaugurada e até agora atendeu 288 pessoas com sintomas respiratórios.

Segundo Taciana Malheiros, qualquer pessoa com sintomas respiratórios pode procurar pelas unidades, que contam com equipe extra de médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem.

“Os Cecovids funcionam 24 horas, por demanda espontânea, a partir de uma necessidade clínica. É importante destacar que qualquer pessoa que tenha sinal de agravamento, como dificuldade para respirar, febre persistente, pode procurar um destes centros para ser avaliado, monitorado, de forma que, se for necessário, o acesso hospitalar ocorra de forma mais ágil”, disse.

Apesar de os Centros Especializados serem voltados exclusivamente para atender o paciente com sintomas da doença, estes locais não realizam exames para Covid-19. Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde só são testados pacientes que precisam de internação hospitalar ou profissionais da saúde sintomáticos ou que trabalhem em unidades de surto gripal.

Taciana reforça que, para evitar que o paciente se desloque até um Cecovid sem necessidade, é possível fazer uma consulta online com um profissional da saúde pelo aplicativo ou pelo site. Após análise clínica, se necessário, o médico encaminha até o atendimento especializado para a doença.

Endereços dos Cecovids

  • Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid Barreiro)
    Rua Aurélio Lopes, 20 – Diamante – UPA Barreiro
    Funcionamento: todos os dias, 24 horas
  • Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid Centro Sul)
    Rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia – UPA Centro Sul
    Funcionamento: todos os dias, 24 horas
  • Centro de Doenças Respiratórias/Covid-19 (CDR/Covid)
    Rua Padre Pedro Pinto, 175 – UPA Venda Nova
    Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*