Polícia vai investigar possível negligência em morte por coronavírus em Mariana

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Cláudio Martins, de 44 anos, que morreu de coronavírus em Mariana, na região Central do Estado. Familiares denunciaram negligência por parte da prefeitura.

A recomendação partiu do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), onde chegou a informação de que houve “negligência e desleixo dos serviços públicos municipais em relação ao paciente falecido, que teria comparecido na policlínica por diversas vezes, desde 18 de março, sem receber atendimento e suporte adequado”.

Para expedir o documento, o MPMG considerou também as reclamações de servidores públicos municipais “informando descuido por parte da Administração Pública de Mariana, notadamente quanto à ausência de critérios para afastamento do trabalho presencial e à carência de equipamentos de proteção para evitar o contágio”, diz.

O órgão também recomendou, entre várias medidas, o município deverá providenciar pronto atendimento para as pessoas com suspeita de Covid-19 e o isolamento social de pessoas infectadas, informando semanalmente ao MPMG os casos confirmados ou sob investigação, e os óbitos, se ocorrerem.

A morte

Diagnosticado com pneumonia, Carlos, seguiu a recomendação médica e tomou a medicação por seis dias. Mesmo assim, as dores não melhoraram e as dificuldades para respirar só aumentavam.

De volta para casa, Cláudio retomou a medicação, mas sem surtir efeito, as dificuldades continuaram. Foi então que ele e a esposa decidiram procurar o Hospital Monsenhor Horta para fazer novos exames. Com o agravamento do quadro, a equipe da unidade resolveu pedir a transferência do paciente para um hospital particular na capital mineira.

Depois dos pulmões ficarem muito comprometidos e os rins pararem, Cláudio Martins faleceu na manhã do dia 30 de março. E no dia seguinte, veio o exame que confirmava a morte por coronavírus – o caso foi o primeiro em Mariana e fez o total de óbitos subir para quatro em todo o Estado. Leia a denúncia de sua esposa sobre o caso AQUI.

Posicionamento

Durante uma coletiva de imprensa na semana passada, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, foi questionado sobre a fala do promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneghin, de que é necessário ser apurado se a prefeitura está sendo negligente com a doença.

“A procuradoria me informou que esse documento chegou, mas que ela ainda nem tinha repassado ao órgão de Saúde. Mas isso é algo que não tem como fingir se você está fazendo ou não. Mas isso vai ser muito interessante para nós, pois vai dizer se estamos certos ou errados. E com todo respeito, ele não afirmou, mas quando coloca que é uma possibilidade de negligência, infelizmente as pessoas já começam a dizer que há negligência, e isso é muito ruim”, concluiu Duarte Júnior.

Segundo a prefeitura da cidade, Mariana tem, até esta quarta-feira (8), 2 pacientes diagnosticados com coronavírus, e 1 óbito. Ainda são 9 casos suspeitos e 2 mortes sendo investigadas.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que está seguindo todas as orientações para o enfrentamento do coronavírus. Dessa forma, a Prefeitura segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais treinados e atuantes em vigilância preventiva”, informou a pasta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*