Primeiro caso de coronavírus é confirmado em Pirapora

A Vigilância Epidemiológica e o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 da Prefeitura de Pirapora (MG) confirmaram o primeiro caso do novo coronavírus no município.

 

Segundo as informações divulgadas pela Prefeitura, trata-se de um homem com idade entre 30 e 39 anos, que apresentou sintomas gripais leves. Ele não tem comorbidades e teve contato com uma pessoa que testou positivo para a doença em Belo Horizonte.

O paciente procurou pelo sistema de saúde ainda na capital, ficou isolado e em monitoramento por 16 dias. Já sem apresentar nenhum sintoma, foi para Pirapora e permaneceu mais três dias em isolamento, totalizando 19. Já no município, o homem fez contato com as equipes de saúde na última terça-feira (7) e passou por uma avaliação na quarta. O paciente não apresenta mais nenhum sintoma.

Fernanda Miranda, médica do Comitê de Enfrentamento, explica que há duas formas de diagnosticar a infecção por Covid-19; por exame laboratorial ou por meio de diagnóstico clínico-epidemiológico. Ela garante que, além dos sintomas apresentados pelo homem, foi feita a investigação junto às autoridades de saúde, por isso, o caso é considerado confirmado.

Sobre a cura, a médica destaca que “é preciso que o paciente não apresente mais sintomas e que tenha cumprido o isolamento preconizado, que é de 14 dias após o início dos sintomas”, explica.

O município monitora 93 casos suspeitos e quatro foram descartados após a conclusão dos exames. Oitenta e dois casos aparecem no boletim do Estado.

O paciente confirmado em Pirapora ainda não consta no boletim divulgado pelo Governo de MG.A Liberdade Web enviou nota para Secretaria Estadual de Saúde, que esclareceu que a notificação do caso deve seguir um protocolo que possa comprovar a infecção. Se isso for devidamente feito, o caso é oficialmente reconhecido pelo Estado mesmo sem a realização de exames.

A SES destacou ainda que, atualmente, os exames estão sendo realizados prioritariamente em pacientes com quadro clínico de maior gravidade, que façam parte do grupo de risco e estejam hospitalizados e para acompanhamento dos profissionais de saúde.


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estabeleceu protocolo no sentido de considerar todo quadro de síndrome gripal, independentemente do agente infeccioso, como caso suspeito para a Covid-19. A medida, tendo em vista que há uma demanda crescente por realização de exames laboratoriais, tem por objetivo monitorar possíveis locais em que o vírus esteja em circulação, fazendo com que sejam adotadas ações de controle da transmissão”, diz a nota.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*