Stanley Chera, magnata de NY e amigo de Trump, morre de COVID-19

NEW YORK, NY - NOVEMBER 19: Stanley Chera attends American Friends Of Rabin Medical Center 2018 Annual NYC Gala at The Plaza on November 19, 2018 in New York City. (Photo by Patrick McMullan/Patrick McMullan via Getty Images)

Stanley Chera, proeminente promotor imobiliário de Nova York e doador republicano que co-fundou a Crown Acquisitions, morreu de complicações relacionadas à COVID-19, segundo uma fonte próxima a Chera confirmou à CNN neste domingo. Ele tinha 77 anos.

A notícia foi divulgada pela primeira vez pelo jornalista Yashar Ali.

A carreira imobiliária de Chera teve início com a compra de prédios de varejo que abrigavam a cadeia de lojas especializadas em produtos para crianças de sua família, que se tornaram a Crown Acquisitions, segundo o site da empresa. A empresa acabou desinvestindo das lojas de varejo para se concentrar no setor imobiliário. As propriedades da Crown incluem várias propriedades icônicas da cidade de Nova York, como o St. Regis New York e a Cartier Mansion.

Chera também era amigo do presidente Donald Trump.

De 2016 a 2019, o magnata doou um total de US$ 402.800 para organizações dedicadas a apoiar a presidência de Trump, de acordo com registros da Comissão Federal de Eleições.

A Chera’s Crown Acquisitions fechou um acordo em 2008 com o agora genro de Trump e o consultor sênior da Casa Branca, Jared Kushner, além da a empresa The Kushner Companies e a The Carlyle Group.

A Crown Acquisitions e o Carlyle Group participaram da parte da venda de um edifício, na 666 Fifth Avenue, em Nova York, pertencente à Kushner Companies. O arranha-céu da Quinta Avenida acabou sendo uma propriedade problemática que pesou o portfólio das Empresas Kushner por anos até o prédio ser vendido à Brookfield Properties em 2018.

O magnata apresentou Trump na Parada do Dia dos Veteranos da cidade de Nova York em novembro passado, chamando o presidente de “meu querido amigo”.

Em comício em 2019, Trump descreveu Chera como “um dos maiores construtores e corretores do mundo”. “E ele é um cara legal e está comigo desde o início”, acrescentou.

New York Post informou a hospitalização de Chera com coronavírus em 24 de março. No mesmo mês, Trump afirmou que tinha um amigo que estava lutando contra a “crueldade” do coronavírus e entrando em coma.

Acredita-se agora que Chera era o indivíduo específico que o presidente estava descrevendo. Os fatos da doença de Chera correspondem ao que Trump descreveu.

“Nós pensávamos que seria uma recuperação suave e ele está inconsciente, em coma”, disse Trump, antes de questionar: “e você diz, como isso aconteceu?”

Três pessoas próximas disserram ao New York Times que Trump estava descrevendo Chera em seus comentários. O Times informou que Chera estava em coma induzido na época.

Trump declarou, dias depois, que tinha “alguns amigos incrivelmente doentes”. Não se sabe a que outros amigos ele poderia estar se referindo.

A Casa Branca não respondeu a pedidos de comentários de Trump sobre a morte de Chera.A família do empresário também não se manifestou publicamente até o momento.

Embora Chera fosse conhecido em Nova York como um titã imobiliário e comercial, ele também era um filantropo que financiou causas como doações de sopas, disse à CNN a fonte que confirmou a morte. Sua maior paixão filantrópica era a ajuda a crianças com necessidades especiais.

Chera foi co-fundador do Sephardic Community Center, sem fins lucrativos, no Brooklyn. Ele “era um homem muito especial, amado por todos”, afirmou o centro comunitário em comunicado. “Sua devoção a muitas de nossas instituições comunitárias é incomparável”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*