Uma a cada quatro cidades do estado de São Paulo tem casos de coronavírus

Se o interior parecia um refúgio para muitos que se assustaram com a chegada do coronavírus em São Paulo, a evolução dos casos mostra que, nos últimos dias, praticamente todas as regiões do estado já foram atingidas. A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgou que 1 a cada 4 municípios de SP já tem ao menos um caso de coronavírus, espalhados por todas as regiões.

Neste domingo, segundo o governo, São Paulo já tem 588 mortes e 8.755 casos confirmados, em 162 cidades. Já as mortes chegam a 63 municípios. A concentração é na região metropolitana.

São Paulo é um dos seis estados brasileiros em situação considerada de emergência pelo Ministério da Saúde. Os outros são Amazonas, Distrito Federal, Ceará, Amapá e Rio de Janeiro.

São estados em que o coeficiente de incidência da doença por 100 mil está acima da média do país. A média nacional é de 7,5 casos por 100 mil habitantes. Estes seis estados são os que estão 50% acima da média. O caso mais crítico é no estado do Amazonas, com incidência de 19,1 por 100 mil habitantes, seguido por Distrito Federal (16,7/100 mil) e São Paulo (14,5/100 mil).

 

Na quinta-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que se o índice de isolamento não subir para um percentual entre 60% e 70% neste final de semana, o estado adotaria medidas mais rígidas a partir de segunda-feira (13) para que as pessoas fiquem em casa, como multas e prisão.

Ao menos 955 cidades brasileiras já registram ao menos um caso de coronavírus, mostra um levantamento da CNN feito a partir de dados compilados pelo site Brasil.io. Nelas vivem 67,5% da população brasileira, ou 141,7 milhões de pessoas.

Depois de São Paulo, os Estados com mais cidades atingidas são Minas Gerais (100), Rio Grande do Sul (80), Santa Catarina (80) e Paraná (76). Já se considerarmos a quantidade de pessoas que vivem nessas cidades, os estados mais afetados são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*