Sindicato dos Trabalhadores cobra providências dos Correios após funcionário testar positivo para coronavírus em Montes Claros

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais cobra providências da empresa após um gestor testar positivo para Covid-19 em Montes Claros (MG). Segundo a diretora do Sintect-MG no município, os funcionários que tiveram contato direto com ele não foram colocados em quarentena, todos continuam trabalhando normalmente.

Este caso é um dos três confirmados pela Prefeitura de Montes Claros. Os Correios informaram que “estão acompanhando a situação de saúde do empregado, prestando o apoio necessário”. (Leia nota na íntegra abaixo).

“Não é só a vida do trabalhador, os funcionários dos Correios vão até a casa das pessoas. É a saúde, é a vidas de todas essas pessoas. Várias estão morrendo por causa da doença”, fala Danyelle Santana.

 

Danyelle Santana explica que 43 pessoas trabalham no Centro de Distribuição Domiciliar onde o gestor atua, oito fazem parte do grupo de risco e foram afastados anteriormente. A suspeita de que o o homem estaria com coronavírus começou após ele fazer uma postagem em uma rede social, na qual dizia que estava indo para Belo Horizonte fazer o exame na semana do feriado da Sexta-Feira da Paixão.

“Um pânico muito grande foi gerado. Na segunda, após o fim de semana do feriado, todos foram trabalhar e ninguém falava nada. Hoje, o coordenador regional deu a notícia da confirmação, mas disse que não sabia o que fazer. Todos voltaram ao trabalho, inclusive, os carteiros foram para a rua, e amanhã haverá expediente normal”, fala.

A diretora do Sinditect fala que os trabalhadores entendem que o coordenador já deveria ter se precavido e procurado por orientações diante da suspeita da Covid-19, para saber as providências que deveriam ser tomadas caso houve a confirmação.

“Afastaram pessoas com mais de 60 anos ou que têm diabetes grave, asma crônica ou hipertensão muito grave. Inicialmente, os trabalhadores que coabitam com pessoas do grupo de risco foram afastadas, mas depois voltaram ao trabalho.”

A diretora destaca que houve a disponibilização de álcool em gel no ambiente de trabalho, mas não estão sendo oferecidas máscaras e nem luvas.

Providências tomadas pelos Correios

Leia nota na íntegra:

Os Correios estão seguindo a determinação do Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, que define os serviços postais como essenciais. A empresa está atenta à proteção de empregados e clientes, com protocolos operacionais e profiláticos já disseminados.

As orientações da empresa relacionadas ao afastamento de empregados em casos suspeitos de Covid-19 permanecem válidas. A estatal está acompanhando a situação de saúde do empregado, prestando o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.

Entre as medidas adotadas pela estatal, destacam-se: o envio de orientação a todos os empregados quanto aos cuidados básicos de higiene, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde; a disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho; máscaras para os carteiros e operadores de triagem e transbordo, bem como a intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos

Vale ressaltar que a autorização para trabalho remoto continua válida para todos os empregados que se enquadram nas condições previstas. Para aqueles que não estão neste grupo, a orientação é estabelecer o rodízio dos horários de expediente, de forma a garantir o funcionamento das áreas.

O que diz a Prefeitura de Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros informa que o caso está sendo acompanhado de perto pela Secretaria de Saúde, e que os familiares do paciente estão sendo monitorados. Qualquer pessoa que tenha entrado em contato com o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para informar a situação e receber as orientações necessárias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*