Coronavírus: Dois profissionais de saúde de São Francisco testam positivo

A Prefeitura de São Francisco confirmou mais dois casos de coronavírus e a segunda morte provocada pela doença. Os resultados dos exames foram divulgados no fim de semana e os pacientes com diagnóstico positivo são profissionais da saúde. Um enfermeiro tem 33 anos e o técnico de enfermagem, de 54 anos.

“Os dois tiveram contato direto com pacientes que estavam com suspeita da doença e posteriormente, confirmaram positivo. A esposa do técnico de enfermagem também é da área da saúde, mas trabalha na atenção primária e apresentou sintomas. Todos estão em isolamento domiciliar”, explicou o enfermeiro Denis José Lacerda Correia, membro do comitê de combate à Covid-19.

O técnico de enfermagem faz parte do grupo de risco porque é hipertenso. A esposa dele vai colher amostra para exames nesta segunda-feira (27).

O município também aguarda os resultados de exames de quatro profissionais da saúde, dois médicos e dois técnicos em enfermagem. Eles apresentaram sintomas da doença e estão em isolamento domiciliar.

O membro do comitê explica que a baixa testagem tem colocado mais de 200 profissionais em risco diariamente e cobra uma solução do Governo de Minas.

“Eles só fazem o teste após apresentarem sintomas. Muitos podem estar assintomáticos e fazendo a transmissão cruzada. Precisamos que o Governo envie testes rápidos para que todos os profissionais de saúde possam ser examinados”, disse Dênis José Lacerda Correia.

Ainda de acordo com ele, os médicos, enfermeiros e técnicos estão trabalhando com medo. “Eles voltam pra casa diariamente sem saber se estão contaminados e isso está afetando até a saúde mental de muitos. Eles sentem medo, estão estressados e desanimados e com auto grau de preocupação e clamam uma atenção do governo”.

O G1 entrou em contato com a assessoria do Governo de Minas e aguarda um retorno.

Mortes

A segunda morte confirmada no município é de um idoso, de 75 anos, que faleceu no Hospital Nossa Senhora Santana, em Brasília de Minas, no dia 22 de abril.

Ele era diabético e hipertenso e foi transferido para Brasília de Minas com insuficiência respiratória. Segundo a Prefeitura, a esposa desse idoso também apresentou sintomas, ficou internada em Brasília de Minas e já recebeu alta. O município aguarda o resultado do exame dela.

A primeira morte confirmada foi de um idoso, também de 75 anos. Ele era hipertenso e faleceu no dia 17 de abril no Hospital de São Francisco.

Uma mulher, de 55 anos, também faleceu no hospital da cidade nesse sábado (25) após apresentar um quadro de síndrome respiratória aguda grave. Foi feita coleta de material para exame e a morte é investigada.

Segundo o membro do comitê de combate à Covid-19, Denis José Lacerda Correia, a mulher fazia hemodiálise em Brasília de Minas. Os dois primeiros casos confirmados na cidade também são de pacientes da hemodiálise. Os resultados foram divulgados no dia 20 de abril.

“Esses dois pacientes estão internados no Hospital de Brasília de Minas. Todos os casos de coronavírus registrados em São Francisco tem ligação direta ou indireta com a hemodiálise”.

Outros 107 casos são investigados e 11 foram descartados após exames e por critérios epidemiológico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*