Coronavírus: Mais três profissionais da saúde de Brasília de Minas testam positivo e o prefeito está com sintomas

Prefeitura de Brasília de Minas confirmou que mais três profissionais de saúde residentes no município testaram positivo para Covid-19. Os resultados foram divulgados na noite dessa quarta-feira (29) e os pacientes estão em isolamento domiciliar e o estado de saúde é estável.

Na última segunda-feira (27), a Prefeitura já havia confirmado que quatro profissionais de saúde estavam infectados. Dois são de Brasília de Minas e os outros são de Montes Claros, mas trabalham na cidade. Eles tiveram contato com paciente da hemodiálise e estão em isolamento domiciliar.

 

De acordo com a vigilância epidemiológica, o prefeito da cidade, Geélison Ferreira da Silva (PMDB) também apresentou sintomas da doença há três dias. Ele está em isolamento domiciliar e foi coletada amostra para exame.

O município notificou 87 casos, 15 foram descartados após exames e 14 foram confirmados, incluindo pacientes de outros municípios.

Confira os casos anteriores

O município está com outros sete casos positivos de moradores de outras cidades. Quatro são pacientes da hemodiálise de São Francisco, Icaraí de Minas e São Romão. Três idosos, que morreram no Hospital Municipal Senhora Santana, também testaram positivo para Covid-19.

A primeira morte foi no dia 16 de abril de uma idosa de Varzelândia. A paciente de 75 anos fazia tratamento oncológico em São Paulo e a família acredita que ela foi infectada na viagem de retorno.

Seis dias depois, um idoso, também de 75 anos, faleceu após dar entrada no hospital com insuficiência respiratória. Ele era de São Francisco e tinha hipertensão e diabetes.

A última morte confirmada foi de um idoso, de 74 anos, morador de São Romão. Ele apresentou sintomas gripais e faleceu na sexta-feira (24) após ficar quatro dias internado. De acordo com a diretoria do hospital de Brasília de Minas, a esposa desse idoso faz hemodiálise na cidade.

O município aguarda o resultado do exame de um paciente, de 85 anos, que fazia hemodiálise e morreu no dia 22 de abril. Ele é de Ubaí e não apresentou sintomas da doença.

Medidas

O serviço de hemodiálise é terceirizado e a Prefeitura informou que o comitê de enfrentamento à Covid-19 solicitou que a empresa envie os protocolos de segurança adotados durante o atendimento dos pacientes e providencie testes para funcionários e pacientes sintomáticos.

Procurado pelo G1, o nefrologista e diretor da Unidade, Sérgio Ferreira, disse que a Prefeitura foi comunicada sobre as medidas desde o dia 24 de março, antes de terem casos confirmados. Ele ressaltou ainda que a empresa vai responder a notificação feita pelo município na tarde desta segunda-feira (27) com envio dos protocolos de segurança que já tinham sido adotados e com as novas medidas.

“Em relação aos testes, eles devem ser feitos pelos gestores municipais. Os pacientes são oriundos de mais de 20 municípios da região”. O médico esclareceu que o primeiro caso confirmado na cidade foi da idosa de Varzelândia e ela não tinha relação com a hemodiálise.

 

Em entrevista a Liberdade no dia 21 de abril, o nefrologista já tinha informado que a transmissão não ocorreu por meio de equipamentos, mas por contato pessoal.

“Os pacientes estão sendo submetidos a hemodiálise em salas separadas, sob cuidados de isolamento e com uso de proteção individual recomendados”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*