Mortes por Covid-19 registradas nos cartórios de Minas são mais do que o dobro das divulgadas em boletins oficiais

Dados de cartórios de Minas Gerais mostram que as mortes por Covid-19 são mais do que o dobro das que constam em registros oficiais. No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (29), são 80 mortes confirmadas pela doença. Dezesseis em BH.

Mas o Portal de Transparência do Registro Civil mostra que no período de 16 de março, quando foi registrada a primeira morte oficial no país, até agora, foram expedidos 143 atestados de mortes pela Covid-19 no estado. Nesse mesmo período, em Belo Horizonte, os cartórios registraram 23 mortes pela doença.

O presidente do Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais garante que o número é ainda maior. “Do dia 1 de abril ao dia 29, em Minas Gerais, são 167 mortes de Covid-19. Em BH, são 40 óbitos registrados”.

A Secretaria de Saúde de BH confirmou que o número de mortes na capital deve ser maior do que o divulgado oficialmente, porque há um atraso entre o registro da morte e a inclusão do dado no boletim oficial.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que, muitas vezes, o registro nos cartórios é feito como causa provável da morte e que, quando o motivo é comprovado por exame posterior, é possível fazer a mudança desta informação. Ainda segundo a Secretaria, somente os testes podem determinar se a causa do óbito foi por adoecimento pela Covid- 19. E reforçou que os dados publicados hoje são oficiais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*