Vale inicia protocolo de emergência em barragem de Nova Lima, na Grande BH

A Vale informou nesta quinta-feira (30) que deu início, de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1, da barragem de contenção de sedimentos Taquaras, da mina Mar Azul, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão de mudança de nível está associada a identificação de anomalia no talude da barragem observada durante inspeção de rotina. Não haverá remoção da população.

A barragem Taquaras teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) emitida no dia 31 de março, entretanto, a partir deste novo fato observado, a DCE se tornará negativa.

A Zona de Auto Salvamento (ZAS) foi evacuada em fevereiro de 2019, após o acionamento do nível 2 do protocolo de emergência da barragem B3/B4, também da mina Mar Azul, que fica a montante da barragem Taquaras. Com isso, neste novo protocolo não haverá necessidade de remoção.

A decisão é uma medida preventiva, resultante da etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação, em janeiro, da função de Engenheiro de Registro (EOR). A nova função deve dar maior confiabilidade e qualidade ao processo de acompanhamento e revisão de segurança das barragens, que passa a ser contínuo.

A Mina Mar Azul não faz parte da cadeia de produção da Vale deste outubro de 2018. A decisão, portanto, não impacta a produção de minério de ferro para 2020, previsto para cerca de 330 milhões de toneladas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*