Barreiras sanitárias começam a funcionar em Montes Claros

Já estão em funcionamento a partir desta sexta-feira (1º) as barreiras sanitárias implantadas pela Prefeitura de Montes Claros (MG). As fiscalizações fazem parte das medidas de prevenção ao novo coronavírus e contam com a participação das secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, MCTrans, Guarda Municipal e das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

O secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, explica que três barreiras foram montadas nos principais acessos a Montes Claros, conforme previsto no Decreto 4.036, publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta (30).

“Inicialmente, os policiais e a MCTrans para os veículos. Em seguida, é feita uma abordagem pela equipe da Secretaria de Saúde, com a medição da temperatura e a avaliação se os ocupantes apresentam algum sintoma da Covid-19. Se as pessoas estiverem assintomáticas, recebem uma pulseira laranja, com a obrigatoriedade de cumprir a quarentena por sete dias. Se algum sintoma for identificado, recebem a pulseira vermelha e devem permanecer em quarenta por 14 dias”, explica Chaves.

O secretário ainda diz que é feito um cadastro das pessoas, que seguem sendo acompanhadas pelas equipes de saúde do município. Não estarão submetidos à quarentena caminhoneiros, pilotos e motoristas que estejam circulando na cidade em razão do trabalho, desde que não apresentem sintomas de tosse, dor de garganta, febre, coriza ou dificuldade para respirar. As situações são avaliadas durante a abordagem.

“A intenção é promovermos a orientação, as barreiras são preventivas. Se tivermos pessoas que deliberadamente e propositalmente coloquem em risco as vidas de outras pessoas, as medidas cabíveis serão tomadas”, completa.

O descumprimento do decreto pode implicar no pagamento de multa, que pode ter o valor aumentado em função da gravidade da infração cometida. Está prevista ainda a cassação do alvará de funcionamento de empresas de transporte de passageiros ou locação de veículos, bem como de outros estabelecimentos que estão autorizados a funcionar.

Em princípio, as barreiras estão instituídas até o dia 31 de maio. “A situação da Covid-19 está sendo acompanhada diariamente pelo Centro Integrado de Comando e Controle Local e as demais providências podem ser tomadas de acordo com a necessidade”, conclui o secretário.

Boletim da Covid-19

Segundo o último boletim disponibilizado pela Prefeitura até a publicação desta reportagem, 15 casos de coronavírus foram confirmados em Montes Claros e 460 seguem em investigação. Três pacientes que morreram testaram positivo para a doença e seis óbitos são investigados.

Barreiras contam com a participação de várias instituições — Foto: Fábio Alexsandro / Inter TVBarreiras contam com a participação de várias instituições — Foto: Fábio Alexsandro / Inter TV

Barreiras contam com a participação de várias instituições — Foto: Fábio Alexsandro / Inter TV

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*