RJ: após queda de luz, 2 pacientes com Covid-19 morrem em hospital de referência

Dois pacientes que estavam internados da UTI do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro, morreram na tarde desta sexta-feira (7) após faltar luz na unidade. De acordo com o presidente do Sindicato do Médicos do Rio de Janeiro, Alexandre Telles, a falta de energia aconteceu por volta das 13h20.

“Fatou luz e o gerador demorou mais ou menos oito minutos para ligar. Os ventiladores mecânicos não tinham carga de bateria e pararam. Os pacientes foram reanimados, mas dois não resistiram” relato o médico.

O médico denunciou ainda que, embora a unidade seja referência na cidade para atendimento de coronavirus, tem faltado os medicamentos midazolan e fentanil, fundamentais para entubar e sedar os pacientes graves de Covid-19. Segundo ele, no último fim de semana não havia uma caixa dos remédios no hospital.

Em nota, a prefeitura do Rio de Janeiro lamentou as mortes, mas declarou que os óbitos não têm relação com a queda de luz.

Veja, abaixo, a nota da prefeitura:

“Lamentamos profundamente a morte de um paciente, que estava em estado grave na UTI, às 13h35 desta sexta-feira (08/05), no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Mas NÃO há qualquer relação entre a queda de energia ocorrida na unidade com o óbito. 

Os equipamentos que estavam em uso pelo paciente – respirador, monitor e bombas infusoras – continuaram funcionando com suas baterias próprias.

A falta de luz na unidade ocorreu às 13h19 e o gerador foi imediatamente acionado, levando um minuto e 25 segundos para entrar em operação. A Light, responsável pelo fornecimento de energia na cidade, também foi acionada imediatamente.”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*