Família em BH celebra cura de idosa contaminada com Covid-19: filha atendeu a mãe no hospital

Depois de ficar internada por causa do novo coronavírus, a aposentada Maria Augusta Viriato, de 65 anos, está curada. A ida para casa foi uma alegria e tanto! Os profissionais de saúde do Hospital Evangélico, em Belo Horizonte, prepararam uma surpresa para ela, que foi embora sob muitos aplausos de médicos, enfermeiros e técnicos. E um destes profissionais é a filha dela, Adriana Rodrigues, enfermeira no hospital onde a mãe ficou internada desde o dia 5 deste mês.

“Pra mim foi bem assustador, porque eu mantive o isolamento social, fiquei sem ver minha mãe por 50 dias, justamente por estar na linha de frente do hospital. Então, o diagnóstico foi uma surpresa pra mim. Imediatamente após a suspeita, o tratamento foi iniciado”, contou Adriana.

A enfermeira disse, ainda, que fizeram o teste na mãe e, 24 horas depois, veio o resultado positivo para Covid-19. Dona Maria Augusta, afirmou a filha, estava cumprindo as orientações de isolamento social, mas mora com dois filhos e pode ter sido contaminada durante a visita de algum vizinho, por ser muito querida no bairro sempre recebia alguém em casa.

A idosa não precisou ser levada para a unidade de terapia intensiva. Mas os exames, contou Adriana, ficaram bem alterados. Foi preciso que ela fizesse gasometria arterial venosa – exame que analisa a efetividade da troca gasosa pelo pulmão e analisa o funcionamento do metabolismo por meio das concentrações de oxigênio, do pH e da ventilação do paciente – todos os dias e fez uso de hidroxocloroquina.

“Todos os protocolos que nós, da linha de frente, criamos foram utilizados. Pudemos colocar em prática, visto que minha mãe foi o primeiro caso de Covid confirmado no Hospital Evangélico”, comentou a enfermeira.

Dona Maria Augusta está em casa e passa bem. A filha Adriana fez o teste, que deu negativo, mesmo tendo tido contato com mãe desde o primeiro dia que apresentou sintomas da contaminação.

Enfermeira Adriana Rodrigues trabalhou no atendimento da mãe — Foto: Reprodução TV Globo Enfermeira Adriana Rodrigues trabalhou no atendimento da mãe — Foto: Reprodução TV Globo

Enfermeira Adriana Rodrigues trabalhou no atendimento da mãe — Foto: Reprodução TV Globo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*