Gestante testa positivo para Covid-19 em Unaí e é levada para hospital

A Prefeitura de Unaí (MG) confirmou que uma gestante testou positivo para a Covid-19. O resultado do exame do tipo PCR saiu nesta quinta-feira (21). A mulher, de 40 anos, teve dor de garganta, febre, tosse e falta de ar.

Segundo a Prefeitura, ela está com 12 semanas de gravidez e, em razão da necessidade de cuidados especiais, foi solicitado um leito de UTI para a paciente, que seguiu para internação em um hospital em Patos de Minas (MG).

Ao apresentar sintomas compatíveis com a Covid-19, a gestante entrou em contato com a Prefeitura por telefone. A equipe volante da secretaria da Saúde visitou a casa dela e foi feita a coleta de material para exame, levado por um carro do município até Belo Horizonte.

A Prefeitura informou ainda que a paciente compartilha residência com mais duas pessoas, ambas estão assintomáticas. As equipes de saúde fazem busca ativa para identificar possíveis pessoas que possam ter se contaminado a partir desse caso.

Unaí tem 435 casos suspeitos e 24 confirmados, dos quais 16 são considerados curados.

Outros casos

No dia 20 de maio, a Prefeitura confirmou o 23º caso da Covid-19. Trata-se de uma jovem de 24 anos, moradora do município. Ela apresentou inflamação na garganta e febre.

A mulher procurou pelo serviço público de saúde e foi feito o teste PCR, que deu positivo. A paciente está em isolamento domiciliar e segue em acompanhamento. Os familiares dela não apresentam sintomas e também estão isolados.

A secretaria de Saúde faz busca ativa para verificar se há outras pessoas foram infectadas em função dessa jovem. O caso dela não tem relação com os anteriores.

No dia 19 de maio, a Prefeitura divulgou mais dois casos de coronavírus. As pacientes são duas mulheres, de 43 e 50 anos. Ambas moram e trabalham no município. Elas não apresentaram sintomas e não têm relação com as demais pessoas infectadas pela doença.

O diagnóstico foi feito em um laboratório particular da cidade, procurado diretamente pelas mulheres.

No dia 15 de maio, a Prefeitura confirmou que mãe e filha testaram positivo para Covid-19. A mulher tem 32 anos e a criança tem nove meses. Ambas apresentaram apenas sintomas leves, como tosse e febre.

Segundo as autoridades de saúde, três pessoas que moram junto com elas já haviam testado positivo para Covid-19. Mãe e filha estão sendo monitoradas.

No dia 14 de maio, a Prefeitura confirmou mais um caso de coronavírus e subiu para 18 o número de testes positivos. O paciente tem 55 anos e já é considerado curado.

Segundo o município, ele apresentou tosse e foi diagnosticado com a doença na semana passada após teste rápido, mas a Secretaria de Saúde solicitou contraprova mediante o exame PCR. A coleta do material foi feita na última segunda-feira e o resultado positivo foi divulgado nessa quinta-feira (14).

No dia 13 de maio, a Prefeitura confirmou que um homem do Rio de Janeiro testou positivo, mas o caso será notificado no estado de origem. Ele permanece internado em uma área, dentro da ala Covid do Hospital Municipal, chamada SRAG, destinada às pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

No dia 12 de maio, um idoso de 71 anos e o filho, de 32, testaram positivo para a Covid-19. Nenhum dos dois apresenta sintomas e permanecem isolados em casa, e são monitorados.

No dia 11 de maio a Prefeitura de Unaí confirmou mais dois casos de coronavírus, o número total subiu para 15. Segundo o município, as pacientes têm 27 e 67 anos, e fizeram exames em um laboratório particular.

A jovem está em isolamento domiciliar e é assintomática. A idosa também está em isolamento, mas apresenta dor de garganta, febre e falta de ar. Segundo o município, uma equipe da saúde vai visitar as duas pacientes nesta segunda e elas não têm relação com os casos anteriores.

No dia 8 de maio, a Prefeitura confirmou o 13º caso de coronavírus. Trata-se da mãe de duas crianças, de sete meses e quatro anos de idade, que já haviam testado positivo. Ela tem cerca de 30 anos.

No dia 7 de maio, o G1 noticiou que uma criança de 5 anos testou positivo para Covid-19 em Unaí, no Noroeste de Minas, e o número de casos chega a 12.

De acordo com a Prefeitura, a mãe da menina já havia sido diagnosticada com a doença e participou da mesma confraternização, onde outras pessoas também testaram positivo. Elas foram identificadas pela Prefeitura em razão de busca ativa.

A criança está em isolamento domiciliar e apresenta tosse. Ela é acompanhada pela equipe de saúde e está sendo medicada.

No dia 6 de maio, o município já havia confirmado que outras duas mulheres, que participaram da mesma festa, testaram positivo. Elas têm 24 e 26 anos, e estão em isolamento domiciliar.

No dia 4 de maio a Prefeitura de Unaí confirmou o 9º caso de coronavírus. O paciente de 26 anos está assintomático e segundo o município, é parente da família diagnosticada com a doença. Todos moram na mesma residência e estão em isolamento domiciliar.

O casal e a filha testaram positivo para Covid-19 no dia 30 de abril após receber a visita de um familiar de Brasília (DF), que estava com sintomas gripais. Ao retornar para a cidade de origem, ele testou positivo.

No dia 29 de abril, o município confirmou que dois irmãos, de sete meses e quatro anos, foram diagnosticados com coronavírus após apresentar inflamação na garganta, tosse e febre. As duas crianças estão em isolamento. Os pais fizeram exames e testaram negativo.

No dia 26 de março, o prefeito divulgou um vídeo nas redes sociais informando sobre a confirmação do primeiro caso da Covid-19 no município. O prefeito José Gomes Branquinho não informou detalhes sobre o paciente, mas disse que é uma pessoa que retornou do Rio de Janeiro. O prefeito pediu calma à população e reforçou o pedido para que todos permaneçam dentro de suas casa.

No dia 16 de abril, o município informou que o médico José Goulart de Souza Júnior testou positivo para Covid-19. Ele deu uma entrevista ao G1 e falou sobre a recuperação e sobre como a doença provocou mudanças nele.

“É tempo de refletir, de as pessoas olharem para si mesmas. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não damos atenção necessária aos nossos familiares e amigos. A doença me fez querer ser melhor em todos os sentidos”, define o cardiologista que diz ter sentido muita falta da companhia da esposa e das duas filhas”, falou.

No dia 27 de abril, a Prefeitura confirmou o terceiro caso de coronavírus. Segundo as informações divulgadas, trata-se de um servidor público federal, de 45 anos.

O paciente apresentou sintomas leves e segue em isolamento domiciliar. Ele disse que foi informado nesta segunda-feira (27), pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, que o exame deu resultado positivo. Em seguida, fez contato com a Secretaria de Saúde de Unaí pelo telefone.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*