Kalil não amplia flexibilização e fala em lockdown em BH caso números da covid-19 aumentem

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, falou até em fechamento total da cidade, caso os números da covid-19 não melhorem.

“Data (para reabertura) é muito fácil dar e depois prorrogar. Vamos vir aqui toda sexta-feira (tratar disso). Deus permita que, na próxima, não precisemos dar um lockdown na cidade. Os números, no interior, são assustadoramente exponenciais. Não estamos chamando atenção de ninguém, estamos no espírito de colaboração por avisar a todas as cidades da grande BH o que está acontecendo”.

 

Durante a coletiva, nesta sexta-feira, Kalil se disse preocupado com os números da covid-19 na cidade e que, diante disso, não haverá nova fase da flexibilização do comércio na capital mineira na próxima semana. Ele ainda destacou o sucateamento da saúde do estado e ressaltou que, por BH estar mais preparada, vai receber mais pacientes.

Saúde do estado

Outro ponto apontado pelo prefeito na coletiva é a carência do sistema de saúde no interior do estado. Essa situação, de acordo com Kalil não se aplica à capital. Ele afirma que em 3 anos e meio a cidade contratou 13.395 profissionais da área, sendo 3.412 médicos. “Mas nós temos notícias assustadoras do interior. Não tem culpado, o culpado é um sistema estadual sucateado e abandonado há anos. Nós temos a consciência que isso vai bater na nossa cara”, afirmou.

Morro do Papagaio

Sobre a confirmação de um caso no Morro do Papagaio, Kalil disse que ficou profundamente assustado com o que viu. No entanto, ele afirma que “há uma disciplina, uma consciência muito maior na periferia do que nos bairros elegantes de BH. Isso é o que a gente tem visto, notado e temos sido notificados pela Guarda Municipal e pela PM”.

Leia também: Em coletiva, prefeito Alexandre Kalil anuncia: ‘Não poderemos ampliar a flexibilização’
Kalil diz que metade das pessoas internadas com covid-19 em BH são de cidades do interior

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*