Mais 24 funcionários de empresa agrícola chinesa testam positivo para Covid-19 em Unaí; total chega a 33

Mais 24 trabalhadores da empresa agrícola chinesa, que teve nove funcionários diagnosticados com coronavírus em Unaí (MG), também testaram positivo para a Covid-19. A informação foi divulgada pela prefeitura e os casos constam no boletim epidemiológico desta quinta-feira (28). A infecção foi confirmada por teste rápido e o número total de contaminados chega a 33.

Os empregados da LongPing High-Tech ficam hospedados em hotéis da cidade que, segundo a prefeitura, são locados para utilização exclusiva deles. No total, 266 ficavam no mesmo lugar onde os primeiros funcionários que foram infectados estavam hospedados.

A empresa chegou ao Brasil em 2017 e trabalha no desenvolvimento de sementes de milho. Em nota, a assessoria de comunicação da companhia informou que “mantém contato direto com as autoridades de saúde do município e tem cumprido todos os termos do decreto municipal visando preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí.”

“Para recebermos esse pessoal aqui nas hospedarias de Unaí e para trabalhar nas nossas lavouras nós fizemos um acordo por escrito com a empresa contratante desses trabalhadores. Eles se comprometeram a contratar um hospital, ambulâncias, médicos, enfermeiros e a cuidar da saúde dos seus trabalhadores”, disse o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB).

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado, Unaí tem 63 casos confirmados, sendo que 38 estão curados. Nenhum óbito foi registrado.

Resultados de testes desta quinta

De acordo com as informações divulgadas prefeitura nesta quinta, 16 empregados tiveram a presença dos anticorpos IGG. Isso significa que tiveram contato com o vírus que já não está mais nos organismos deles. Se os sintomas da Covid-19 não estiverem mais presentes, os casos são considerados curados.

Em oito funcionários foi detectada a presença do anticorpo IGM, o que significa que eles estão com o vírus. A prefeitura informou que eles não apresentam sintomas, mas permanecem isolados e seguem sendo monitorados.

A testagem em massa foi feita por um laboratório particular contratado pela empresa e os 266 trabalhadores foram examinados. Sessenta e oito resultados já foram divulgados e os demais devem sair nesta sexta (29).

Os primeiros casos positivos de trabalhadores da LongPing High-Tech foram divulgados nesta quarta (27). Em uma rede social, a prefeitura informou que nove haviam sido infectados pelo coronavírus.

Um funcionário que dividia o mesmo quarto com cinco colegas apresentou sintomas de coronavírus. Todos foram testados pela companhia e cinco deram positivo. A empresa localizou outros trabalhadores que tiveram contato com o grupo, e mais 27 foram submetidos a exames, sendo que quatro tiveram a doença confirmada.

“A empresa destinou o último andar de um dos hotéis que loca na cidade para ocupação exclusiva desses funcionários contaminados”, afirmou a prefeitura.

Ainda, a prefeitura informou que os 266 funcionários foram divididos em mais de um hotel com objetivo de evitar aglomerações. Representantes da empresa se reuniram com a secretaria de Saúde e se comprometeram a adotar medidas.

“Entre as medidas acordadas, está o retorno desses 266 funcionários ao trabalho, apenas mediante o teste rápido, para todos. A empresa vai providenciar e arcar com os custos. A equipe da secretaria da Saúde vai supervisionar os procedimentos”, diz nota.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*