Empresa agrícola chinesa contabiliza 180 trabalhadores infectados por Covid-19 em MG

Cento e oitenta funcionários da empresa chinesa LongPing Hight-Tech testaram positivo para Covid-19, em Unaí, conforme informações divulgadas pela assessoria da instituição neste sábado (30).

Segundo a Prefeitura, os trabalhadores que testaram positivo passam bem e estão sem sintomas. Eles apresentam evolução favorável da doença e nenhum precisou de ser hospitalizado.

A companhia, que atua no ramo de sementes e está no Brasil desde 2017, fez a testagem em massa após um empregado apresentar sintomas gripais. No total, 266 ficavam no mesmo lugar onde os primeiros funcionários que foram infectados estavam hospedados. Eles estão na cidade desde abril.

“Para recebermos esse pessoal aqui nas hospedarias de Unaí para trabalhar nas nossas lavouras nós fizemos um acordo por escrito com a empresa contratante desses trabalhadores. Eles se comprometeram a contratar um hospital, ambulâncias, médicos, enfermeiros e a cuidar da saúde dos seus trabalhadores”, disse o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB).

A companhia divulgou uma nota afirmando que “sempre cumpriu com todos os termos dos decretos municipais aplicáveis a suas atividades e que não mede esforços para preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí e região”.

Há divergências entre os números divulgados pela empresa e pela Prefeitura. De acordo com a Secretária de Saúde, o município contabiliza 166 trabalhadores infectados. No último boletim epidemiológico, divulgado nessa sexta-feira (29), Unaí está com 203 casos de coronavírus confirmados, sendo que 52 são considerados curados. Nenhuma morte foi registrada.

Casos anteriores

Os primeiros casos de empregados da LongPing Hight-Tech infectados foram divulgados na quarta-feira (27). Em uma rede social, a prefeitura informou que nove haviam testado positivo e afirmou também que 266 estavam na cidade.

O primeiro teste foi realizado após um empregado, que dividia o mesmo quarto com cinco colegas, apresentar sintomas de coronavírus. Os seis foram testados e cinco deram positivo. A companhia localizou outros trabalhadores que tiveram contato com o grupo, e mais 27 foram submetidos a exames, sendo que outros quatro tiveram a doença confirmada.

Nesse dia, os 266 trabalhadores foram divididos em mais de um hotel. Os infectados foram colocados em um andar exclusivo para eles.

Já na quinta (28), a prefeitura divulgou que outros 24 também haviam sido infectados por coronavírus e que uma testagem em massa estava sendo providenciada. Dos novos casos, 16 já estavam curados e os demais não tinham sintomas.

O que diz a LongPing Hight-Tech

A empresa divulgou uma nota afirmando que testou 250 pessoas, incluindo contratados, terceirizados e funcionários do hotel onde os trabalhadores se hospedam. Os casos positivos foram identificados apenas em funcionários, sendo que os que estão com o vírus ativo no organismo foram isolados.

A companhia destacou que comunicou os resultados dos testes à autoridades e que trabalha junto com o município. Sobre a origem da contaminação, esclareceu que os empregados estão em Unaí desde abril, quando o coronavírus já era considerado de transmissão comunitária.

Por fim, a LongPing Hight-Tech falou que adotou ações desde o início dos trabalhos na cidade, como equipe de saúde 24 horas para os trabalhadores, distribuição de máscaras e álcool 70%, avaliação clínica diária dos funcionários, reserva de quartos exclusivos em hotéis, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*