Polícia Militar dispersa com bombas manifestação contra o governo Bolsonaro em São Paulo

A Polícia Militar (PM) usou bombas na tarde deste domingo para dispersar um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista, na cidade de São Paulo. Imagens dos canais Globonews e CNN Brasil mostram a tropa de choque avançando contra os manifestantes, que revidavam com pedras. Os ativistas são ligados a torcidas organizadas e a movimentos sociais.

Manifestação antifascista na Av. Paulista

Posted by Jornalistas Livres on Sunday, May 31, 2020

Cerca de 30 minutos antes, os policiais já haviam usado bombas de efeito moral para impedir um conflito na via entre dois manifestantes anti e pró-governo.

A assessoria da PM informou que alguns participantes do ato contra Bolsonaro foram detidos com canivetes, artefatos químicos e fogos de artifício. O secretário-executivo da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, afirmou à Globonews que a dispersão ocorreu após pedras serem jogadas contra policiais. Ele defendeu que a operação está sendo realizada para evitar confrontos entre esses manifestantes e o grupo pró-presidente, que se concentra a poucos metros dali.

“(Os manifestantes) partiram para um radicalismo muito forte, ao confronto com a polícia. Não é o que geralmente acontece”, afirmou o militar.

Ele ressaltou, contudo, que não é possível saber se as pedras vieram do protesto pró ou anti-governo. “Vimos animosidades dos dois grupos”, disse. “E o Choque (Batalhão de Choque da PM) está lá exatamente por isso, para evitar que eles se confrontem ainda mais.”

O policial ressaltou que a corporação não defende “partido e nem grupos ideológicos” e que, por orientação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve defender a democracia e a liberdade de expressão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*