Coronavírus: Nova Lima regulamenta retorno do comércio e impõe responsabilidade aos estabelecimentos

A prefeitura de Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, publicou novo decreto que regulamenta o combate ao novo coronavírus na cidade. O documento revoga decisões anteriores e estabelece uma série de novas medidas a serem cumpridas pelos moradores e estabelecimentos comerciais. As novas regras entram em vigor nesta quarta-feira (3).

O documento autoriza o retorno de atendimento em restaurantes, padarias e lanchonetes, das 11h às 22h, desde que a ocupação máxima no recinto seja equivalente a um terço da capacidade do local. Deverão ser observadas as regras de distanciamento de, no mínimo, dois metros entre clientes. Não são permitidos rodízios, self-service e o consumo de bebidas alcoólicas.

Para consultas e atendimentos ambulatoriais, é preciso se certificar clinicamente de que o serviço a ser prestado é essencial para a saúde do paciente e a disponibilidade do atendimento remoto, caso a caso.

Também estão liberados para funcionar os estabelecimentos de estética, salões de beleza e barbearia, além das pet-shops. A prefeitura autorizou, ainda, o retorno das atividades em escritório, a exemplo das imobiliárias, advocacias, contabilidade, turismo, engenharia e arquitetura. Nesses casos, as áreas comuns devem permanecer fechadas.

A proibição de retorno está mantida para bares, academias, feiras, salões de festas e atividades escolares.

Autorização de funcionamento

Os estabelecimentos serão responsáveis pelo cumprimento das medidas especificadas pelo município, sob pena de fechamento imediato e pagamento de multa. Para isso, a prefeitura vai disponibilizar, em seu próprio portal, um Termo de Responsabilidade.

O documento deverá ser preenchido e encaminhado à administração do município no prazo de cinco dias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*