Doze idosos e sete funcionários do asilo testam positivo em Taiobeiras

O número total de testes positivos para a coronavírus em Taiobeiras (MG) chega a 19. As informações foram fornecidas pela prefeitura na tarde desta segunda-feira (8). Doze são de internos do Lar dos Idoso São Vicente de Paulo e os demais são de funcionários da instituição.

Segundo as informações do secretário de Saúde, Eduardo Luís da Silva, dos 12 idosos, há dois internados em leitos clínicos e 10 sem sintomas. O asilo possui capacidade para 30 pessoas.

“Recomendamos que seja feito o isolamento de todos os pacientes positivos e que os funcionários sejam colocados em quarentena residencial por 14 dias. Vamos monitorar a situação diariamente”, fala o secretário.

Eduardo destaca que desde o dia 16 de março o asilo já determinado medidas restritivas, como a suspensão de visitas, uso de equipamentos de proteção doados pela prefeitura e utilização de álcool em gel 70%.

A Liberdade  entrou em contato com a instituição, que preferiu não se manifestar nesse momento.

O secretário destaca que o município já havia estabelecido medidas de prevenção ao coronavírus por meio de decretos, que regulamentam a circulação de pessoas e funcionamento do comércio. Além disso, foi feita a implantação de barreiras sanitárias e determinado o uso obrigatório de máscaras.

“Temos trabalhado com a divulgação de informações via carro de som, site da prefeitura, redes sociais e rádio locais com o objetivo de que a população tenha a consciência da necessidade em se manter as medidas de distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras”, fala.

Casos anteriores

A prefeitura da Taiobeiras (MG) divulgou a confirmação do primeiro caso da Covid-19 nesta segunda-feira (8). Trata-se de uma idosa de 86 anos, moradora do Lar dos Idoso São Vicente de Paulo. Após o resultado do exame PCR, funcionários e outros internos estão sendo submetidos a testes rápidos, sendo que cinco deram positivo.

Segundo as informações do secretário de Saúde, Eduardo Luís da Silva, a idosa foi internada no dia 2 de junho com sintomas gripais. No dia 4, ela teve febre e foi feita a coleta de material para exame. Ela já está com quadro clínico estável e permanece hospitalizada em isolamento.

Eduardo destaca que o asilo adotou medidas de prevenção ao coronavírus desde o dia 16 de março. Ele citou algumas, como a suspensão de visitas, uso de equipamentos de proteção individual cedidos pela prefeitura e utilização do álcool em gel 70%.

“Estamos com uma equipe no asilo para fazermos o levantamento epidemiológico do caso. A orientação é de que todos os funcionários e internos sejam testados, independente de apresentarem ou não sintomas”, diz.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*