Prefeitura de Unaí confirma primeira morte por Covid-19 e publica novo decreto para evitar disseminação da doença

A Prefeitura de Unaí confirmou nesta quarta-feira (24) a primeira morte de morador da cidade em decorrência do novo coronavírus.

Segundo o Executivo, trata-se de uma senhora que residia em Unaí e faleceu após ser transferida para tratamento na cidade de Patos de Minas.

De acordo com o município, até essa quarta-feira a cidade possui 353 casos positivos de Covid-19, sendo que 281 pessoas já se curaram.

Novas medidas para o comércio

Também nessa quarta-feira o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB) assinou o decreto 5.377/2020 estabelecendo novas regras para o enfrentamento ao novo coronavírus na cidade.

De acordo com o decreto, os comércios não essenciais da cidade devem permanecer fechados nos seguintes sábados: 27 de junho, 4 de julho e 11 de julho.

Além disso, o decreto estabeleceu normas para diversas atividades na cidade, destacando o uso obrigatório de máscara, o distanciamento de 2 metros entre clientes, a disponibilização de álcool 70% para funcionários e clientes e ainda o reforço na higienização dos locais.

Confira mudanças:

  • Os supermercados e similares terão o expediente até as 20 h de segunda a sábado e até às 12 h no domingo. O decreto também determinou a ocupação máxima de clientes de acordo com o tamanho de cada estabelecimento
  • Bares e similares continuam funcionando apenas por delivery e retirada no balcão, sendo proibido consumo no local.
  • Restaurantes, padarias, lanchonetes e similares não podem disponibilizar serviço de self-service, podendo oferecer atendimentos em mesas, desde que estejam a dois metros umas das outras e não haja aglomeração em nenhuma delas.
  • Igrejas e templos religiosos podem funcionar, desde que exigido o uso de máscaras pelos presentes e guardando o distanciamento dois metros entre as pessoas.
  • As academias ao ar livre em praças serão isoladas e as atividades físicas na orla do Córrego Canabrava e na Serra do Taquaril são permitidas desde que praticadas individualmente e com uso de máscaras. Já o acesso ao coreto e a pista de skate da praça Joaquim Claudino da Silva estão proibidos, sendo esses locais isolados.
  • Academias, salões de beleza e similares podem funcionar, mas estão suspensas atividades em grupo.
  • Estão proibidas reuniões, confraternizações e similares, mesmo que de caráter familiar. Em caso de descumprimento, os envolvidos, incluindo empresas que prestarem serviço para o evento, podem receber multa de R$ 1.113, cujo valor pode dobrar em caso de reincidência.
  • Nas feiras livre é proibida a venda de bebida alcoólica e de alimentos que sejam preparados na hora, bem como o uso de sonorização.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*