Organização Mundial da Saúde admite possibilidade de transmissão da covid-19 pelo ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu, nesta terça-feira, que estão surgindo “evidências” sobre a possibilidade de transmissão do novo coronavírus pelo ar. A entidade ressaltou que trabalha em conjunto, desde abril, com vários dos cientistas que assinaram uma carta aberta para alertar sobre esse modo de disseminação da covid-19.

Líder técnica da OMS no controle de infecções, Benedetta Allegranzi esclareceu que o órgão busca “compilar e interpretar” mais provas para emitir diretrizes atualizadas sobre o assunto.

“Temos que ser abertos a essa evidência e entender, ao mesmo tempo, suas implicações nas formas de transmissão e nas precauções que devem ser adotadas. Estão surgindo evidências, mas elas não são definitivas. A possibilidade de transmissão aérea em espaços públicos, principalmente em ambientes com ventilação inadequada e grandes aglomerações, não pode ser descartada”, admitiu Allegranzi.

A infectologista reforçou a importância de evitar esses cenários, pois existe a possibilidade real de serem propícios a uma maior propagação do vírus. “Recomendamos, ao mesmo tempo, uma ventilação apropriada de ambientes internos, assim como o distanciamento físico. Caso as medidas não sejam possíveis, ou em áreas onde haja transmissão comunitária, recomendamos o uso de máscara”, acrescentou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*