Galo: fora da Copa BR e Sul-Americana, time jogará a cada cinco dias até o fim da temporada

Iniciando a nona semana de treinos na Cidade do Galo, o time do Atlético está tendo um bom tempo de pré-temporada antes do reinício do futebol em Minas, em 26 de julho. Com o calendário tranquilo, o Alvinegro terá jogos mais espaçados ao longo do ano em relação à maioria dos concorrentes disputando uma partida a cada cinco dias, em média, até 24 de fevereiro de 2021, quando terminará a Série A.

Fora da Copa do Brasil e da Sul-Americana, o Galo terá, no máximo, 44 jogos até o fim da temporada: restante do Campeonato Mineiro (mínimo de três e máximo de seis jogos, caso chegue à final) e as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.

Tabela básica da Série A do Brasileirão com datas atualizadas: confira os jogos do Atlético

A partir do momento em que o Mineiro retornar, em 26 de julho, serão 214 dias até a última rodada do Brasileirão.

No cenário atual, considerando que o Atlético ainda não está garantido nas semifinais do Mineiro, o time fará pelo menos mais três partidas no Estadual – duas rodadas finais da fase de classificação e, caso não se classifique entre os quatro primeiros, mais uma pelo Troféu Inconfidência (semifinal em jogo único) – além das 38 rodadas do Brasileirão. Desta forma, serão 41 confrontos no total e a equipe alvinegra disputaria, em média, um jogo a cada 5,2 dias.

Mas, considerando que o Galo vai avançar para a reta final do Módulo I do Mineiro, serão mais quatro jogos, no mínimo: as duas rodadas finais e os dois jogos da semifinal, o que acrescentaria apenas uma partida e não alteraria muito a média, que cairia para 5,1.

Agora, se o time de Sampaoli chegar à final do Mineiro, seriam 44 jogos até o fim de fevereiro do ano que vem, o que daria um jogo a cada quase cinco dias (4,8), em média.

Além do prazo mais longo de preparação antes do reinício das competições, o tempo maior entre um jogo e outro pode facilitar a vida do técnico Jorge Sampaoli. O argentino tem somente um jogo no comando do Atlético e tenta implantar seu método de trabalho no elenco, que ganhou seis reforços durante a pandemia do novo coronavírus – pode vir mais, já que a diretoria ainda busca um centroavante e há conversas de que o lateral-direito Mariano, do Galatasaray-TUR, estaria apalavrado para vir em agosto.

Atlético (de 26 de julho a 24 de fevereiro de 2021):

  • Serão 214 dias desde a retomada do futebol em Minas até a última rodada do Campeonato Brasileiro;

  • Time fará pelo menos mais 3 jogos (Mineiro/Troféu Inconfidência) + 38 partidas (Brasileirão) = 41 duelos (total) / Média de um jogo a cada 5,2 dias;

  • Se chegar à final do Mineiro, serão mais seis partidas (Estadual) + 38 jogos (Brasileirão) = 44 confrontos (total) / Média de um jogo a cada 4,8 dias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*