Carreta bitrem que capotou na BR-251 transportava produtos químicos sem identificação, dizem bombeiros

A carreta bitrem que capotou na BR-251, em Salinas, transportava galões e tambores com produtos químicos. O acidente foi na madrugada deste domingo (12) e as equipes só perceberam a presença do material no momento em que o veículo era removido do local. (Leia abaixo informações sobre o acidente)

Inicialmente, os bombeiros constataram que a carreta transportava materiais diversos, como tecidos, equipamentos para a construção civil e móveis.

“Após os trabalhos de transbordo e limpeza da pista por terceiros, ocorreu o rompimento de algumas embalagens desses produtos químicos, iniciando assim uma reação química, com a dissipação de calor e gases tóxicos, que culminou na combustão da vegetação e demais produtos existentes no local”, disse a Corporação, por meio de nota.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a carreta não possuía identificação e requisitos para transporte de produtos químicos. O local foi isolado e assim que as medidas preventivas foram adotadas, os militares atuaram no combate às chamas na vegetação. Foram usados cerca de 10 mil litros de água e a ação contou com apoio da Defesa Civil de Salinas, que disponibilizou um caminhão-pipa. O trânsito na rodovia precisou ficar completamente interditado por mais de oito horas.

Ainda de acordo com os bombeiros, parte dos produtos químicos caiu no leito do Rio Ribeirão do Fogo que fica às margens da rodovia.

A situação foi comunicada ao Núcleo de Emergência Ambiental e a Polícia Militar de Meio Ambiente, que vão investigar o ocorrido.

Os bombeiros informaram que entre os produtos químicos que eram transportados, estavam extrato líquido para aromatizante e diluente de tinta.

Regras

 

O transporte de produtos perigosos é regulamento Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que prevê, entre outras regras, que os veículos devem estar devidamente sinalizados e precisam portar um conjunto de equipamentos para situação de emergência, além de Equipamentos de Proteção Individual para motoristas e auxiliares. Clique aqui e leia a resolução da ANTT.

O acidente

 

Carreta capotou após sair da pista, na  BR-251, em Salinas — Foto: Corpo de Bombeiros Militar

Carreta capotou após sair da pista, na BR-251, em Salinas — Foto: Corpo de Bombeiros Militar

A carreta bitrem capotou depois de sair da pista, na madrugada deste domingo (12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo caiu numa ribanceira de aproximadamente 20 metros.

O motorista, de 52 anos, estava consciente e foi atendido por unidades dos bombeiros e do Samu. Ele apresentava um corte na cintura e uma lesão na cabeça. A vítima foi encaminhada para um hospital em Salinas.

A carreta seguia de Montes Claros para Salinas quando ocorreu o acidente na altura do KM 333.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*