Respiradores pulmonares: Bocaiuva recebe quatro aparelhos recuperados por uma empresa privada

Foto: Divulgação/Print Vídeo

O município de Bocaiuva, no Norte de Minas, recebeu quatro respiradores pulmonares, aparelho essencial no tratamento de pacientes com sintomas mais graves da Covid-19, doença causa pelo novo coronavírus.

A medida só foi possível graças a uma parceria entre a prefeitura de Bocaiuva, De acordo com a chefe do executivo municipal, Marisa Alves (MDB), os equipamentos haviam sido recolhidos do Samu e estavam danificados e foram recuperados pela empresa SAGA. “Os equipamentos serão destinados aos 10 leitos de isolamento para tratamento da Covid-19 que estamos montando no nosso hospital municipal”. .  Ainda segundo Marisa, o projeto contou com a parceria do instituto Ser (tão) Solidário.

Os respiradores pulmonares, também conhecidos como ventiladores mecânicos, dão suporte ao paciente com problemas respiratórios graves, sintomas comuns em pessoas infectadas pelo coronavírus. Nesse caso, o paciente é entubado através da boca ou traqueia e o tubo joga o ar direto no pulmão garantindo a respiração.

O Hospital Municipal Doutor Gil Alves, para onde os aparelhos serão enviados é referência para outros cinco municípios da microrregião: Guaraciama, Olhos D’água, Joaquim Felício, Francisco Dumont e Engenheiro Navarro, que juntos tem uma população com cerca de 80 mil habitantes. O hospital atende ainda os transeuntes da BR-135 que corta parte dessas cidades.

Por mês são realizados cerca de cinco mil atendimentos médicos. A unidade é de média complexidade e possui 64 leitos de cirurgia, maternidade, pediatria, enfermaria e de saúde mental. Para o tratamento da Covid-19 foram destinados 10 leitos, remanejados dos já existentes, para tratamento moderado da doença.

Gestores da microrregião buscaram junto a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) a aplicação de recursos para a readequação da Unidade de Saúde; criação de uma nova área isolada para o tratamento da Covid-19, além da compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que são linha de frente em combate a pandemia.

Até agora, o município de Bocaiuva já notificou 61 casos suspeitos da doença e sete pessoas continuam em isolamento domiciliar. Quatro casos foram descartados por exames laboratoriais e 53 por tempo de isolamento. Nenhum caso da doença foi confirmado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*