Coronavírus: projeto leva arte de rua só para quem está em casa

Em meio à pandemia de coronavírus, uma das vistas mais contempladas de Belo Horizonte, o mirante da Rua Sapucaí, na Floresta, foi transportada para uma galeria de arte urbana digital. O projeto “Não Visite” reúne, na internet, os murais do Circuito de Arte Urbana (Cura), pintados nas empenas de prédios do centro da cidade, mas só para quem está seguindo as recomendações das autoridades de saúde e respeitando o isolamento social.

“Nós estamos em casa, e a maior galeria de arte do mundo é a rua. E ela é totalmente democrática, está aberta 24 horas. Aí a gente ficou pensando um pouco nisso e tivemos uma ideia: ‘e se a gente trouxesse a rua para casa das pessoas, mas só se elas não saíssem de casa?’”, diz Diogo Salomão.

Ele é um dos idealizadores do projeto e sócio do Espaço Corda, galeria localizada no Mercado Novo e que está fechada há cerca de um mês por causa da pandemia.

Antes iniciar o tour virtual pelo “Não Visite”, uma verificação por meio do cruzamento de dados do CEP e da localização é feita para certificar que o “passeio” vai ser feito de dentro de casa. E, para permitir que essa checagem seja realizada, o site funciona apenas em celulares e tablets.

Painéis do Cura estão reunidos em galeria virtual — Foto: Não Visite/Divulgação

“A gente quis fazer [o projeto] para diminuir um pouco essa dor que é não poder sair de casa. Especialmente aqui em Belo Horizonte que a gente tem os encontros maravilhosos nas ruas. A Sapucaí é um lugar de muitos encontros”, diz.

Em cerca de dez dias, os idealizadores conseguiram colocar o projeto no ar. A cada um dos painel, ao visitante da galeria digital, também é contada um pouco da história do artista por trás de cada pintura.

Para fazer o tour virtual, acesse com um dispositivo móvel o site do “Não Visite”.

Mural da artista Criola no Edifício Chiquito Lopes na rua São Paulo em BH — Foto: Área de Serviço/DivulgaçãoMural da artista Criola no Edifício Chiquito Lopes na rua São Paulo em BH — Foto: Área de Serviço/Divulgação

Mural da artista Criola no Edifício Chiquito Lopes na rua São Paulo em BH — Foto: Área de Serviço/Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*