Conheça o fentanil, droga que mata 70 mil pessoas por ano nos EUA

O fentanil é um medicamento com potência 100 vezes maior do que a morfina. Por conta disso, ele foi muito utilizado durante a pandemia de Covid-19 para o tratamento da dor intensa dos pacientes. Mas mesmo sendo uma substância tão conhecida, ela acabou se tornando um problema e já acende um sinal de alerta. O remédio da família dos opióides deve ser usado de forma restrita e sob orientação médica, mas tem sido utilizado como entorpecente.

Nos Estados Unidos, o cenário já é de crise grave, com 70 mil pessoas morrendo por ano por causa do uso ilícito da droga. O perigo é tanto que o Departamento de Tesouro dos Estados Unidos anunciou, na terça-feira (9), sanções econômicas contra Joaquín Guzmán López, filho de El Chapo, que é um dos principais traficantes de fentanil da região.

Segundo o professor Francisco Inácio Bastos, pesquisador titular do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o cenário no Brasil também é de alerta. Ele explica o que é fentanil e porque o uso indiscriminado causa preocupação.

“Fentanil é um opióide de uso médico com utilização bastante tradicional na medicina, restrito a quadros mais graves que exigem uma sensação analgésica maior. No contexto da Covid-19, foi uma ferramenta muito importante na questão da intubação e da ventilação mecânica. Mas exatamente por isso, ele deve ser usado de forma muito criteriosa.”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*